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FACTORES DE SUCESSO DE UM PROJECTO DE MELHORIA CONTÍNUA
 
Não existe um caminho único para um processo de Melhoria Contínua.

O que é preciso é iniciar o projecto de Melhoria Contínua dentro de uma visão do caminho a percorrer.
O caminho para a Melhoria Contínua faz-se com vontade, com disciplina, com métodos e com ferramentas. Cada empresa é diferente, cada organização possui as suas especificidades e como tal, cada projecto é único.

No entanto alguns factores são essenciais para que a Melhoria Contínua se instale na cultura da empresa:
     
     
Onde estamos e para onde queremos ir

Não se pode iniciar um projecto de Melhoria Contínua sem conhecermos onde estamos e para onde queremos ir. Uma empresa sem visão do caminho que tem de percorrer não consegue começar a caminhar. Muitos passos vão ser dados mas não sabemos quais deles estão no caminho correcto da Melhoria Contínua.


Liderança

A gestão de topo dá o exemplo. A gestão de topo envolve-se e participa na definição do projecto de Melhoria Contínua e são dela os primeiros passos. Sem a liderança da gestão de topo não há projecto de Melhoria Contínua.


Todos envolver, todos devem participar

Todos os que trabalham na empresa, todas as funções e todos os níveis hierárquicos têm de se envolver e participar. As diferentes partes da organização podem caminhar em tempos e ritmos diferentes, mas nenhuma parte da organização fica de fora. O projecto de Melhoria Contínua é para todos e não apenas para os especiais.


Comunicar, comunicar, comunicar

Todos têm de caminhar, todos têm de conhecer o projecto de Melhoria Contínua para iniciarem a caminhada. É uma das tarefas da liderança, da gestão de topo, comunicar o caminho que tem de ser percorrido e os objectivos que se pretendem atingir.
  Planear, organizar e facilitar a caminhada

Não se chega a uma cultura empresarial de Melhoria Contínua de um dia para o outro. Vai demorar o seu tempo a chegar onde queremos, é preciso ser perseverante. Uma estrutura profissional para planear, organizar e facilitar a caminhada deve existir. Esta estrutura deve manter o foco, o ritmo e a disciplina na caminhada.

A estrutura de Melhoria Contínua deve garantir que estão todos a caminhar dentro da mesma visão e de forma coordenada. A estrutura de Melhoria Contínua deve verificar onde estão os estrangulamentos, os ritmos mais lentos que impedem a organização de chegar mais rápido e mais longe e actuar (ajudar) para remover os obstáculos do caminho.


Formar em ferramentas e métodos


Os métodos e as ferramentas ajudam a caminhar. Muitos vão ser os obstáculos pelo caminho, sob a forma de desperdícios e sob a forma de variabilidade. As ferramentas e os métodos ajudam a identificar e a remover os obstáculos e a facilitar a caminhada. A formação em métodos e ferramentas deve ser feita em pequenos passos, continuamente e com aplicação imediata no terreno pelos formandos.


Novos indicadores

As condições externas da empresa alteram-se, o caminho que planeamos percorrer pode ficar mais difícil, novas alternativas de caminho podem surgir. Quem caminha deve ter sempre presente onde está e o caminho que falta percorrer. Indicadores devem continuamente ser publicados para que todos possam celebrar as pequenas vitórias que vão conseguindo. O mapa do caminho a percorrer deve estar visível para que não existam hesitações sobre qual a direcção a tomar e o ritmo necessário a impor.
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